terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Crise existencial das pessoas boas

Eu sigo zilhões de perfis, blogs, vlogs em tudo quanto é lugar.

Um dos meus canais preferidos no YouTube é o da JoutJout (of course!).

Acho que ela é bem pertinente nas colocações e opiniões, traz assuntos relevantes ou de fácil identificacão e é uma querida, né? Ela e Caio.

No último post de 2015 ela traz o tema "Ainda existem pessoas boas no mundo" e ela me fez pensar sobre isso. Muito.

Assistam... Depois continuem lendo.


Então... como estava falando...

Vira e mexe, quando alguém faz algo bom para nós, alguma gentileza, ou a gente vê/ouve falar de algum caso assim, a gente automaticamente pensa "ainda existem pessoas boas no mundo".

Eu já disse isso MUITAS vezes. Inevitável.

Mas hoje JoutJout me fez pensar! Crise existencial.

Será que existe no mundo uma pessoa é sempre boa?
Será que alguém já pensou "essa pessoa é péssima" sobre uma mesma pessoa que eu pensei "essa pessoa é ótima"?
Será que uma pessoa de essência genuinamente ruim já fez algo bom para alguém e esse alguém a colocou no grupo das "pessoas boas"?

Continua aqui comigo...

Pegando o exemplo da JoutJout. Será que a pessoa que ajudou ela a estacionar na praia estava simplesmente em um dia bom, se sentindo bem consigo mesma e, por isso, gerou nela essa intenção de boa ação, de ajudar o próximo?
E se essa mesma mulher estivesse na TPM (se a TPM dela for das brabas que nem a minha), ou se ela tivesse dormido mal na noite anterior, ou se algo ruim tivesse acontecido com ela, será que ela estaria no grupo das "pessoas boas"?

(sem contestar a boa ação ou caráter de ambas JoutJout e "pessoa boa" que cruzou o caminho dela!)

Será que são somente as ações com os outros que nos tornam "pessoas boas" e não nossa persona, nosso caráter, mesmo sem ninguém estar vendo?

Se eu estiver distraída e não vir que alguém precisava de ajuda, ou se eu não podia ajudar de alguma maneira e fiquei quieta, ou se não estava em um bom dia, isso me colocaria no time das "pessoas más"?

O que quero dizer é que EU acho que pensamos errado ao pensar "ainda existem pessoas boas no mundo".
Talvez o pensamento mais (existencialmente) realista seria "no momento em que precisei, as pessoas ao meu redor estavam em um bom momento". Muito longo?
Que tal "Hoje existem pessoas boas ao meu redor"?

Pode ser que esse pensamento não seja tão atraente, mas se pensar pelo outro lado, o lado da desilusão por ter "pessoas más", acho que alivia um pouco o fato de pensar que talvez essa pessoa não seja 100% má. Só esteja em um momento ruim.

Talvez essa "pessoa má" precisa de uma "pessoa boa no mundo" naquele momento, ao redor dela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e críticas são bem vindos. Ofensa pela ofensa eu descarto, obrigada!